quarta-feira, 2 de maio de 2007

O QUE SÃO TECNOLOGIAS E PORQUE ELAS SÃO ESSENCIAIS

Tecnologias: isso serve para fazer guerra

A tecnologia surgiu pela engenhosidade humana. O uso do raciocínio garantiu um processo de grande inovações. Assim o conhecimento colocado em pratica da origem a vários equipamentos, instrumentos, etc.
O domínio da tecnologia proporciona uma distinção entre os seres humanos, ou seja, usar tecnologia é ter o poder. Isso é presente desde a Idade da Pedra onde os homens desenvolveram instrumentos, dominaram o fogo, entre outros, que proporcionou maior chance de sobrevivência.
Assim a tecnologia proporciona a ampliação dos domínios e o acumulo de riquezas. As grandes potencias se diferenciam por isso, investem em pesquisa e produção de armamentos, equipamentos militares, entre outros para manter a supremacia. E essas invenções migram para o uso no quotidiano, como exemplo uso de uma liga desenvolvida para satélites sendo usados como aparelhos ortodônticos, o coração artificial que surgiu de uma bomba de combustível de foguetes, etc.

Conhecimento, poder e tecnologias.

Os vínculos entre conhecimento, poder e tecnologia estão presentes em todas as épocas e em todos de relações sociais. Dessa forma a facilidade de interação e comunicação facilitou a globalização da economia. Após a Guerra Fria houve o agravamento da exclusão social devido o desenvolvimento e introdução de novas tecnologias em algumas áreas.
Com essa expansão tecnológica, as grandes corporações transnacionais assumem poderes superiores aos poderes políticos dos paises exercendo influencia no futuro dos povos em todo mundo.
O grande desafio hoje em diversas áreas é fazer com que o homem se adapte à complexidade que os avanços tecnológicos impõem. Sendo esse também o grande desafio da educação atual.

Educação poder e tecnologias.

A educação é um mecanismo poderoso de articulação entre as relações de poder, conhecimento e tecnologias. A escola exerce o seu poder em relação ao conhecimento e o uso das tecnologias que fará a mediação entre professores, alunos e conteúdo. As pessoas procuram na educação uma garantia de formação que possibilite o domínio de conhecimentos e melhor qualidade de vida.
Dessa forma na ação do professor na sala de aula e no uso de suportes tecnológicos, as ações entre conhecimento a ser ensinado, o poder do professor e exploração das tecnologias são redefinidas garantindo melhor aprendizagem dos alunos.

Evolução das tecnologias.

A evolução se deu desde a idade da pedra, onde a capacidade de raciocinar e as mãos livres possibilitou o desenvolvimento de elementos que permitam a sobrevivência. Assim o desenvolvimento tecnológico de cada época da civilização marcou a cultura e a forma de compreender a sua historia.
A evolução social do homem se confunde com as tecnologias desenvolvidas e empregadas em cada época. A evolução tecnológica não se restringe apenas aos novos equipamentos e produtos, ela é capaz de mudar o comportamento de uma sociedade.
Na atualidade, o novo tipo de sociedade tecnológica é determinado pelos avanços da tecnologia digital de comunicação e informação para a micro eletrônica.

Tecnologias não são só maquinas.


O conceito de tecnologia não se referi a equipamentos e aparelhos, engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do cérebro humano consegui criar em todas as épocas, suas formas de uso e suas aplicações. Da mesma forma existem tecnologias que não são ligadas a equipamentos e que são muito usadas desde o inicio da civilização. A linguagem é um tipo especifico de tecnologia que não se apresenta através de maquinas, é uma construção criada pela inteligência humana para possibilitar a comunição entre indivíduos de uma sociedade.

Conceitos de tecnologia.


Atividades cotidiana mais comuns como comer, dormir, trabalhar, ler, entre outras, são possíveis graças às tecnologias a que temos acesso. Ao conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, construção e utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade, chamamos de tecnologia. As maneiras, jeitos ou habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo, chamamos de técnicas.
O conceito de novas tecnologias é variável e contextual. Em muitos casos se confunde com o conceito de inovação. O critério para identificação de novas tecnologias pode ser visto pela sua natureza técnica e pelas estratégias de apropriação e uso.

Resposta das perguntas em sala


1) Não é possível viver sem mediação tecnológica. Como foi dito no texto, hoje a tecnologia esta presente no vestir, andar , falar, no nosso trabalho, ou seja, em cada passo que damos, mesmo que queiramos fugir isso é impossível. O máximo que pode ser feito é nos restringir ao uso de algumas que achamos que podem no afetar, mas só isso.


2) Melhorou e piorou. O usos da tecnologia abriu as portas para o mundo do desconhecido, ou seja, para um mundo onde os esforços podem se minimizados, e o tempo para preocupação com o bem estar, e outros elementos essenciais para a nossa vida. Mas de outra forma ela assume um caráter de exclusão, privando grande parte da sociedade desses benéficos. Ou seja, que tinha o poder, passou a ter mais poder, facilitando sua vida em vários aspectos. Mas ao menos favorecidos so gerou desemprego, preocupação, melhoria de qualidade de vida, qualidade essa que se torna cada vez mais distante para muitos.

3) A principal mudança foi busca continua pala atualização, ou seja a busca do conhecimento que hoje, é cada vez mais veloz e difícil de se acompanhar.

4) Sim. Como diz o texto, alcançar certos avanços, traz por conseqüência o poder, pois poucos tem acesso a tão grande privilegio. Quem tem o poder esta acima de varias coisa, como exemplo as industria que investem em pesquisas, geração de tecnologia, muitas vezes ficam acima do poder político de uma sociedade, passando por cima de tudo e todos para manter o seu domínio.

5) Ela influenciou em tudo, trouxe para perto coisas que antigamente não eram de tão fácil acesso, buscar o conhecimento se tornou muito mais fácil e rápido. O uso de computadores, internet, entre outros só possibilitou um maior acesso a certos contextos.